Quem Sou​

Meu nome é Vinicius C. Iamonti​

Sou graduado em Fisioterapia pela Universidade Santa Cecilia em 2004. Especialista em Fisioterapia em Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) em 2005, Mestre em ciências (disciplina de Pneumologia, Unifesp/EPM), formado em 2011. Em 2023 obtive o título de Doutor em ciências pela disciplina de pneumologia da Universidade de São Paulo (INCOR/HCFMUSP).
Possuo clínica de reabilitação pulmonar na cidade de Santos desde 2007.

Fui fisioterapeuta do Centro de Reabilitação Pulmonar, disciplina de Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo/Lar Escola São Francisco (UNIFESP/LESF) de 2008 a 2013. Tenho formação para ser intervencionista do Núcleo de Apoio à Prevenção e Cessação do Tabagismo (ajudo as pessoas a pararem de fumar), disciplina de Pneumologia (UNIFESP/LESF).

Tenho passagens como fisioterapeuta:

Hospital AC Camargo Cancer Center (2013 até 2017)
Hospital Israelita Albert Einstein – Departamento de pacientes graves (2017)
Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese – Reabilitação cardíaca ambulatorial e intra-hospitalar (2018-2020)
Hospital Vila Nova Star (2020)
Estive na linha de frente como fisioterapeuta do Hospital de campanha do Pacaembu e Campo Limpo, ambos administrados pelo Hospital Israelita Albert Einstein, (durante a pandemia do Covid-19)
Desde 2021 tenho sido fisioterapeuta do ambulatório de Reabilitação Pulmonar e Telemonitoramento do (HCFMUSP) e fisioterapeuta voluntário do ambulatório de Esclerose lateral Amiotrófica do departamento de neurologia do HCFMUSP.
Possuo experiência internacional com passagem para aprimoramento no departamento de reabilitação pulmonar no West Park Heath Care Centre Toronto, CA.

Sou colaborador voluntário como revisor em pares de revistas científicas como: Scientific reports (Nature Journal).
Tenho experiência, lecionando para cursos de pós-graduação em Fisioterapia Respiratória, como professor convidado para as áreas de reabilitação cardiopulmonar, Fisioterapia respiratória e musculatura ventilatória.
Recentemente, participei como mentor da implementação do atendimento no centro de Saúde Digital pelo modo de Telemonitoramento dos pacientes encaminhados para a reabilitação pulmonar do complexo ICHCFMUSP.

Como profissional ativo na área da fisioterapia respiratória, tive a oportunidade de contribuir significativamente para o avanço do conhecimento científico. Minhas pesquisas e estudos têm se concentrado em questões cruciais relacionadas à função pulmonar, valiação e treinamento da muscular ventilatória, limitação ao exercício em doenças pulmonares crônicas, reabilitação pulmonar e estratégias terapêuticas.

Uma das minhas principais contribuições foi o estudo e desenvolvimento de métodos diagnósticos para avaliação da força muscular inspiratória e expiratória, publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia. Estudos como esse são essenciais para compreender a capacidade dos músculos respiratórios e adaptar os tratamentos de forma personalizada. Afinal, cada paciente é único, e essa individualização é fundamental para obter resultados eficazes.

Além disso, investiguei com outros profissionais a paralisia unilateral do diafragma. Essa pesquisa ampla permitiu compreender melhor as disfunções respiratórias associadas e desenvolver estratégias terapêuticas mais abrangentes.

No campo da Google Scholar

West Park Health Care Centre

Aprimoramento Internacional em Reabilitação Pulmonar​

INCOR/HCFMUSP​

Doutor em ciências pela disciplina de Pneumologia

UNIFESP

Especialização em Fisioterapia em Pneumologia

HCFMUSP

Fisioterapeuta Voluntário no Ambulatório de Neurologia (Esclerose Lateral Amiotrófica-ELA)

Curiosidades

  • Sou pai de um menino chamado Rafael P. Iamonti, ele tem nove anos
  • Fui jogador de basquetebol profissional, jogando campeonato paulista de 1997 e 1998
  • Sou surfista e skatista desde os 8 anos de idade
  • Fundei com colegas de faculdade a Associação Atlética Acadêmica Sônia Gusman, da faculdade de Fisioterapia da Unisanta- Santos. Fui presidente por 3 anos consecutivos.
  • Sou voluntário de um grupo de profissionais da área da saúde chamado, MOTIRÔ, com grande atuação de ajuda humanitária durante a pandemia do COVID-19.
  • Recebi dois premios internacionais pelos trabalhos científicos apresentados no
    congresso americano da ATS (American Thoracic Society) 2009 e 2011 – Trainee Travel Award.

Scan the code